Secretaria de Governo

MARIA NEIDE DE SOUSA GOMES

Secretária Municipal Graduada em Biologia, pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA e Especialista em Gestão e Educação Ambiental e Tecnologias em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Iniciou na vida profissional como professora, profissão na qual tem admiração. Assumiu funções de coordenação do Programa Brasil Alfabetizado, Alfabetização Solidária, Programa Darcy Ribeiro - UEMA e Programa Ensinar - UEMA e atualmente exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Paruá. Competente ao Chefe de Gabinete: a. Assistir o Prefeito Municipal em suas funções políticas e administrativas; Assessorar o Prefeito Municipal nos contatos com os demais poderes e autoridades, órgãos e entidades públicas e privadas; Assessorar o Prefeito Municipal no atendimento aos munícipes e entidades representativas de classe; Assessoramento no controle interno, licitações e contratos; Organizar e manter arquivo especial para os documentos, digitais/virtuais e físicos que interessem diretamente ao Prefeito Municipal; Executar, se necessário, outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo Prefeito e, Supervisionar as unidades que lhe são subordinadas.

Competências

Aos Secretários Municipais compete:
I – Promover a administração geral da secretaria, em estreita observância às disposições normativas da Administração Municipal;
II – Exercer a representação política e institucional da pasta;
III – Assessorar o prefeito e colaborar com os outros Secretários Municipais em assuntos de competência de que é titular;
IV – Despachar com o prefeito;
V – Participar das reuniões do secretariado e dos órgãos colegiados superiores, quando convocado;
VI – Fazer indicação ao Prefeito para o provimento de cargos em comissão e para atribuição de gratificações, na forma prevista em lei;
VII – Instaurar o processo disciplinar, no âmbito da Secretaria;
VIII – Delegar atribuições ao Secretário – Adjunto ou outro dirigente sob sua subordinação direta;
IX – Atender às solicitações e convocações da Câmara Municipal;
X – Apreciar, em grau de recursos hierárquico, quaisquer decisões no âmbito da Secretaria, ouvindo sempre a autoridade cuja decisão ensejou o recurso, respeitados os limites legais;
XI – Decidir, em despacho motivado e conclusivo, sobre assuntos de sua competência;
XII – Autorizar a instauração de processos licitatórios ou propor a sua dispensa ou declaração de inexigibilidade, nos termos da legislação especifica;
XIII – Aprovar o plano de atividades a ser executado pela Secretaria, a proposta orçamentária anual e as alterações e ajustamentos que se fizerem necessários;
XIV – Expedir portarias normativas sobre a organização administrativa interna da Secretaria, não limitada ou restrita por atos normativos superiores, e sobre a aplicação de leis, decretos ou regulamentos de interesse da Secretaria;
XV – Apresentar relatórios analíticos das atividades da Secretaria, nos prazos estabelecidos;
XVI – Referendar atos, contratos ou convênios de que a Secretaria seja parte, ou firmá-los, quando tiver competência delegada;
XVII – Atender, prontamente, às requisições e pedidos de informações do Poder Judiciário, ou para fins de inquérito administrativo;
XVIII – Gerir os bens e direitos do Município utilizados pela Secretaria para o cumprimento da sua missão;
XIX – Desempenhar outras funções que lhe forem determinadas pelo prefeito, nos limites de sua competência constitucional e legal.
Parágrafo Único – Os Secretários Municipais, em suas ausências e impedimentos serão substituídos pelo Secretário-Adjunto ou outro dirigente, diretamente subordinado e expressamente designado.
Ainda são de competências do Chefe de Gabinete, cujo cargo tem status de secretário:
*    Assistir o Prefeito Municipal em suas funções políticas e administrativas;
* Assessorar o Prefeito Municipal nos contatos com os demais poderes e autoridades, órgãos e entidades públicas e privadas;
* Assessorar o Prefeito Municipal no atendimento aos munícipes e entidades representativas de classe;
* Assessoramento no controle interno, licitações e contratos;
* Organizar e manter arquivo especial para os documentos, digitais/virtuais e físicos que interessem diretamente ao Prefeito Municipal;
* Executar se necessário, outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo Prefeito e supervisionar as unidades que lhe são subordinadas.


Contato

Endereço Av. Professor João Moraes de Sousa, 355, Centro, Santa Luzia do Paruá-MA Fone: (98)98828-6286 E-mail: gabinetedoprefeitoslpma@gmail.com Horários de funcionamento: De segunda-feira a quinta-feira das 08:00 às 12:00, e das 14:00 às 18:00, e sexta-feira das 08:00 às 14:00

Mais em Política


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Santa Luzia Do Paruá

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO PARUá

Endereço: AV. PROFESSOR JOÃO MORAES DE SOUSA, nº 355 \ CENTRO \ SANTA LUZIA DO PARUÁ - MA \ CEP: 65272000

Horário de atendimento: 08:00 às 12:00

Contato: (98)3374-2097