Secretário Municipal de Articulação Política, popularmente conhecido por Dequinha, casado, nascido em 14 de agosto de 1970, natural de Poção de Pedras, Maranhão, filho de Pedro Vieira de Meneses e Maria Barbosa Pessoa de Meneses, desde 1982 reside em Santa Luzia do Paruá, como filho de lavrador, até os 19 anos, sua luta, era trabalhando na lavoura, semianalfabeto, apenas com a quarta série e sem muitas expectativas. Só em 1991, foi morar em Imperatriz onde sugiram as primeiras oportunidades, reiniciou seus estudos depois de vários anos fora da escola, concluir a quita série, foi aprendiz de mecânico. No ano seguintes, para avançar nos estudos me matriculei em uma escola de ensino supletivo, para adiantar e concluir o antigo primeiro grau. Entre a conclusão do primeiro grau, e o aprendizado de mecânico, surgiu mais uma oportunidade, foram cruciais em minha vida, quando arrumei um emprego na cantina do Colégio Dom Bosco, ganhando apenas meio salário mínimo. Em seguida, trabalhei de office-boy da própria escola, ao concluir o curso de supletivo em 1993, ganhei uma bolsa de estudo disponibilizada pelo Colégio Dom Bosco, estudava pela manhã e trabalhava a tarde e noite, foram dois anos nesta luta, e fiz, 1º e 2º ano científico, como morava de favor, tinha que ganhar um pouco mais, arrumei um emprego nas Lojas Liliane de entregador, pouco tempo depois novas oportunidades, fui trabalhar no Sistema Mirante de Comunicação, da qual trabalhei por quase dois anos, em virtudes desse novo trabalho tive que me matricular em uma outra escola para a conclusão do 3º ano científico, antigo segundo grau. Em 1996, fiz dois vestibulares, um na UFMA para direito, o outro na UNITINS para história, da qual, tive aprovação, como não consegui emprego em moradia, não me matriculei.
Em março de 1997, pedir demissão da Mirante e fui para o Rio de Janeiro em busca de novos sonhos, como nem tudo que planjamos as vezes dar certo, no final de 1997 voltei para Santa Luzia do Paruá, onde inicio um novo ciclo da minha trajetória, exatamente dia 08 de dezembro do mesmo ano, começo trabalhar na prefeitura auxiliar do Sr. Adão Alencar, que na época era Secretário Municipal de Administração. No ano seguinte, já em 1998, quando inicia o ano letivo, mais um desafio se colocou na minha frente, fui convidado para a função de professor de história no período noturno na Unidade Integrada Carlindo Alves da Silva, permanecendo até 2003, ainda em 1998, com o processo de municipalização da saúde, sair da Secretária de Administração e fui designando para a Secretária de Saúde e participar de capacitação em São Luís-MA, implantação e instalação do novo sistema, hoje conhecido de ESUS, entre treinamentos e capacitação, uma delas foi muito importante, o curso saúde pública oferecido e executados pelo Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão, da qual sou certificado.
Foi na Secretária de Saúde, que me projetei para a política, mas minha principal inspiração foi o movimento dos caras-patadas de 1992 que teve, como objetivo principal, o impeachment do ex. Fernando Collor de Mello da qual participei ativamente.
Em 2004 foi meu primeiro teste, concorri as eleições para vereador me elegendo o quarto mais votado com 420 votos, 2008 reeleito o mais votado daquela época com 717 votos, e assim, 2012 com 586 e 2016 com 598 votos.
Durante os meus mandatos, exerci diversos cargos no legislativo do menor ao maior, fui presidente da comissão de constituição e justiça, vice-presidente da Câmara no biênio 2011/2012, primeiro secretário da mesa diretora nos biênios 2013/2014 e 2015/2016, presidente da Câmara no biênio 2017/2018.
Hoje, estou Secretário Municipal de Articulação Politicar do Município de Santa Luzia do Paruá Estado Maranhão.